7 de fevereiro de 2012

BAIXA ESTATURA E CRESCIMENTO – ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A BAIXA ESTATURA REFERE-SE A QUALQUER PESSOA QUE ESTÁ SIGNIFICATIVAMENTE ABAIXO DA ALTURA MÉDIA PARA UMA PESSOA DA MESMA IDADE E SEXO.

UM GRÁFICO DE CRESCIMENTO É USADO PARA MOSTRAR A ESTATURA ATUAL DE UMA CRIANÇA E QUÃO RÁPIDO ELE OU ELA ESTÁ CRESCENDO.





A baixa estatura refere-se a qualquer pessoa que está significativamente abaixo da altura média para uma pessoa da mesma idade e sexo. O termo muitas vezes refere-se a crianças ou adolescentes que estão significativamente abaixo da altura média de seus colegas. Baixa estatura idiopática: quando a criança ou adolescente não apresenta deficiência de hormônio de crescimento e ela desenvolve baixa estatura. Um gráfico de crescimento é usado para mostrar a estatura atual de uma criança e quão rápido ele ou ela está crescendo. Pode comparar seu filho com outras crianças da mesma idade e sexo (masculino ou feminino). Uma criança pode ser mais baixa ou mais alta do que a média das crianças da mesma idade. Uma medição chamada desvio padrão é usada para comparar a altura de crianças diferentes. Se a altura de uma criança é mais do que 2 desvios padrão abaixo da altura média das outras crianças da mesma idade, diz-se que a criança tem baixa estatura. Isto significa que quase todas as outras crianças de mesmo sexo e idade são mais altas. Seu médico irá monitorar a taxa de crescimento do seu filho ao longo do tempo. Muitos pais ficam preocupados se os seus filhos são mais baixos do que a maioria ou de todas as crianças ao redor deles. No entanto, a baixa estatura não é necessariamente um sinal de um problema de saúde. A baixa estatura que não tem nenhuma causa médica (baixa estatura idiopática) pode ser devido a: atraso constitucional de crescimento. As crianças são pequenas para sua idade, mas estão crescendo a uma taxa normal. A puberdade é geralmente tardia. Essas crianças continuam a crescer depois que a maioria de seus colegas pararam de crescer. 
A maioria deles vão chegar quando adultos a uma altura semelhante a de seus pais. Seus genes - um ou ambos os pais são baixos. Pais baixos, mas saudáveis podem ter uma criança saudável que é mais baixa em relação a outras crianças de mesmo sexo e mesma idade. Estas crianças são baixas, mas elas devem chegar a altura de um ou ambos os pais. A baixa estatura pode ser um sintoma de um certo número de condições médicas ou problemas, incluindo: distúrbios ósseos ou esqueléticos, tais como raquitismo ou acondroplasia (nanismo); doenças crônicas, como doença cardíaca congênita , doenças renais, asma , anemia falciforme , talassemia , artrite reumatóide juvenil , doença inflamatória intestinal, doença celíaca , doença de Cushing , hipotireoidismo e diabetes; condições genéticas, como síndrome de Down, síndrome de Turner, Síndrome de Williams , Síndrome Russell-Silver , e Síndrome de Noonan; deficiência de hormônio de crescimento; infecções do feto antes do nascimento; subnutrição; pouco crescimento de um bebê ainda no útero (restrição do crescimento intra-uterino ) ou pequenos para a idade gestacional (PIG). Aqui não estão relacionadas todas as possíveis causas da baixa estatura. Todas as crianças devem ter seu crescimento e desenvolvimento monitorado regularmente. Se o seu filho parece ser muito menor do que a maioria das crianças a sua idade e sexo (ou se a taxa de crescimento tenha diminuído ou parado) procure seu endocrinologista ou neuroendocrinologista. O médico irá realizar um exame físico. Medirá a estatura da criança, peso, comprimento do braço e da perna. Se a baixa estatura parece ser um sinal de alguma condição médica, exames complementares, incluindo estudos de laboratório e Raios-X, podem ser necessários. 

AUTORES PROSPECTIVOS 

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia– Neuroendocrinologista 
CRM20611 

Dra.Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista– Medicina Interna 
CRM28930 

Como Saber Mais:
1. O termo muitas vezes refere-se a crianças ou adolescentes que estão significativamente abaixo da altura média de seus colegas...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

2. No entanto, a baixa estatura não é necessariamente um sinal de um problema de saúde...
http://obesidadecontrolada1.blogspot.com

3. Todas as crianças devem ter seu crescimento e desenvolvimento monitorado regularmente...
http://www.clinicavanderhaagen.com.br

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra Hrenriqueta Verlangiere Caio, Endocrinologista, medicina interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo,Brasil. 2012, Cohen P, Rogol AD, CL Deal, et al. Wit JM: 2007 ISS participantes da oficina de consenso. Declaração de consenso sobre o diagnóstico e tratamento de crianças com baixa estatura idiopática:. Um resumo da Sociedade de Pesquisa Hormônio do Crescimento, o Lawson Wilkins Pediatric Endocrine Society e da Sociedade Européia de Endocrinologia Pediátrica Oficina J Clin Endocrinol Metab . 2008; 93:4210-4217. Van Gool SA, Kamp GA, Odink RJ, et al. Altas doses de tratamento com GH limitada ao período pré-puberal em crianças com baixa estatura idiopática não aumentar a altura do adulto. Eur J Endocrinol. 2010 Apr; 162 (4) :653-60. Epub 2010 Jan 28.Collett-Solberg PF, Misra M. Drogas e Terapêutica da Sociedade de Endocrinologia Pediátrica Lawson Wilkins. O papel da insulina humana recombinante-like growth factor-1 no tratamento de crianças com baixa estatura. J Clin Endocrinol Metab . 2008; 93:10-18.


Contatos:
Fones: 55(11) 5572-4848 - (11) 2371-3337 ou 9.8197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Blocod -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - Sp - Cep 04011-002

Site Clinicas Caio

Site Van Der Haagen Brazil
https://twitter.com/crescerei2

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17